Blue Lagoon

Fomos duas vezes para a Islândia (outubro e dezembro de 2014) e visitamos o Blue Lagoon nas duas visitas ao país. Esse lugar é simplesmente incrível! É uma piscina de água do mar naturalmente aquecida por energias geotérmicas. É localizada no meio de um campo de lava e você pode sentir a lama em alguns pontos da piscina. A água chega a temperatura de 37 a 40 graus!

Apesar do nome a lagoa não é de origem natural. Sua água é um reaproveitamento do processo de geração de energia geotermal – a usina utiliza o calor da lava para aquecer a água do mar até uma temperatura de 240 graus e com isso gerar eletricidade e aquece a água doce que é utilizada na calefação da cidade, passando por dutos até lá. Esse é um dos motivos que não podemos beber água quente das torneiras e também porque a água quente tem um cheiro bem ruim (vocês notarão quando forem tomar banho). Porém, podemos beber a água fria de qualquer torneira a vontade, pois ela é uma das mais puras do mundo.

A água do Blue Lagoon é rica em silica, sais minerais e outros elementos que dizem ser bons para pele, por isso você verá muita gente com silica no rosto enquanto está no local. É possível também fazer tratamentos e comprar produtos feitos com a lama.

Obs: Essa água deixa o cabelo bem duro, então muitas pessoas passam condicionador no cabelo antes de entrar na água. Eu mesma não cheguei a molhar o cabelo.

Como o Blue Lagoon fica no meio do caminho entre o aeroporto e a cidade de Reykjavik recomendo que você visite o lugar na chegada ao país ou quando for embora, pois assim você economiza tempo de transporte.

É possível pegar um transfer com a Reykjavik Excursions do seu hotel até o Blue Lagoon e depois até o aeroporto ou para o caminho contrário. Apenas fique atento aos horários dos ônibus para não perder o vôo.

Assim que o ônibus te deixar no estacionamento do local, você poderá deixar suas malas em um guarda-volumes que fica localizado ali no estacionamento mesmo (tem um custo a parte, mas lembro que era bem baratinho, coisa de €3). Dica importante: para agilizar o processo, leve o que você utilizará no Blue Lagoon numa mochila a parte, pois o guarda-volumes onde ficarão as malas é localizado do lado de fora do local. Os vestiários possuem armários, mas alguns deles não são muito grandes – caberá uma mochila, mas não uma mala de rodinhas. Por isso, já deixe numa mochila a parte ou sacolinha com toalha, escova de cabelo, roupa de banho, desodorante etc. Isso também evita de empacar a fila do guarda-volumes e do perrengue de ter que abrir a sua mala cheia de coisas no meio de todo mundo e ficar procurando o que você precisa (lei de Murphy – o que você precisar com certeza estará no fundo da mala nessa hora… hehehe).

Tente comprar seu ingresso antes pelo site, principalmente se for em épocas festivas como Natal e Ano Novo para não correr o risco de chegar lá e não ter mais ingresso. Existem alguns pacotes pelo site, então você pode escolher o que mais lhe agrada. Eu comprei o mais básico mesmo, pois eu tinha levado minha toalhinha compacta companheira de viagens que comprei na Decathlon, mas é possível alugar lá. Todos os chuveiros possuem shampoo e sabonete, então se você não fizer questão de usar o seu, pode usar o de lá mesmo – menos tranqueira para carregar. Também há secador de cabelo e saquinho plástico nos vestiários.

Na entrada eles te darão uma pulseira que funciona como um cartão lá dentro. Além de te dar acesso ao local e abrir e travar o armário do vestiário, você pode comprar drinks no bar com essa pulseira e pagar na saída.

Então como funciona o processo desde a chegada:

1) deixe as malas no guarda-volumes que fica no estacionamento.

2) pegue a fila para pegar sua pulseira para entrar no local ou comprar o ingresso caso não tenha feito antes.

3) se dirija para o vestiário, coloque seu sapato na sapateira na entrada do vestiário ou então tire o sapato para guardar dentro do armário. 4) procure um armário livre. 5) se troque e guarde tudo no armário (fique apenas com sua toalha). 6) tranque o armário utilizando sua pulseira (há intruções na parede, mas também explico abaixo).

Escolha um armário livre no vestiário e guarde suas coisas.

Feche a porta do armário.

Encoste sua pulseira nesse visor como mostrado na foto. Pronto, seu armário está trancado. Para abrí-lo é só encostar a pulseira no sensor novamente.

7) deixe sua toalha nos lugares apropriados perto do chuveiro (há colméias ou ganchinhos para deixá-las ali e todos eles têm números, então você sabe exatamente qual é a sua). 8) vá para o chuveiro e tome uma ducha sem roupa nenhuma – é obrigatório (isso mesmo, não tenha vergonha e tire a roupa de banho para tomar a ducha – existem chuveiros com e sem porta). 9) vá para a piscina e relaxe.

10) na saída você já pode ir direto para o banho, pois sua toalha já estará ali do lado (pense que estará bem frio, então deixar a toalha na colméia é uma boa ideia). 11) na saída devolva sua pulseira e efetue o pagamento caso tenha consumido algo lá dentro.

Há um restaurante e uma lanchonete no local caso queira comer algo. Guarde um tempinho para caminhar por ali e tirar umas fotos. Há um terraço no restaurante que você pode tirar umas fotos bacanas – você pode ir lá mesmo sem jantar/almoçar no local.

 

 

 

4 respostas em “Blue Lagoon

    • Eh isso mesmo… vc ate consegue tomar a ducha de biquini se for em um chuveiro com portinha, mas geralmente tem umas funcionarias que ficam no banheiro e pedem para vc tirar tudo.
      Vc consegue passar da piscina externa para a interna por uma portinha dentro da agua mesmo, entao ja consegue sair da agua mais proxima ao vestiario. Mas mesmo saindo la do lado de fora, voce passara frio alguns segundinhos ate o chuveiro. Por isso eh bom deixar a toalha perto do chuveiro e nao ter que voltar no armario nessa hora.

  1. Pingback: Reykjavik no Natal | Passaporte para o Mundo

Deixe um comentário